O gerente de projeto que dirige a construção de um empreendimento para o cliente, o proprietário do edifício, segue a realização nas regras da arte de uma sequência definida de etapas que maximizam a qualidade da obra final.
Assim, na maioria das vezes, é o arquiteto mandatário, projetista de um empreendimento, que também assegura a gestão de projeto e supervisiona todas as fases de um de arquitetura, eventualmente em colaboração com um gabinete de projeto, técnico, economista ou outros parceiros, dependendo das particularidades do projeto em questão.
O arquiteto é o único legalmente habilitado a realizar uma missão de projeto conducente a um pedido de Alvará de Construção para edificações que ultrapassem os limites definidos por lei.
Embora as missões que não requerem a intervenção de um arquiteto possam ser confiadas a outros profissionais, o arquiteto é o mais qualificado para desempenhar todas as missões, desde o projeto à construção e à recepção.
As missões apresentadas a seguir representam o caso geral, mas podem, no entanto, diferir ligeiramente de acordo com as características individuais de cada projeto e o envolvimento do gerente de projeto.
No primeiro contato, o cliente exprime as suas expectativas ao arquiteto que o ajuda a especificar as suas necessidades e o seu programa para realizar o seu projeto arquiteto nico nas melhores condições.
O arquiteto informa o cliente sobre as condições relativas ao terreno, à construção e às funções do edifício, quaisquer perícias adicionais a serem contratadas, bem como os trâmites administrativos necessários.
Ele pergunta sobre o orçamento do proprietário do projeto e possivelmente fornece assistência com o arranjo financeiro. O arquiteto descreve todos os serviços que se propõe a prestar, as garantias que presta e os respetivos honorários, de acordo com o cliente.
Caso este ainda não possua, o arquiteto também pode auxiliar o cliente na busca de um terreno adequado.
O arquiteto então oferece seus serviços para uma primeira missão de estudo de viabilidade e elaboração que resume todas as solicitações formalizadas em conjunto com o cliente, por um custo limitado.
Se o cliente aceitar os termos do arquiteto, este inicia então a clássica sequência de etapas na realização de um projeto de arquitetura.
O arquiteto apresenta os resultados do seu primeiro estudo de viabilidade do edifício pretendido e elabora um primeiro croqui de acordo com os vários parâmetros relacionados com o terreno, as opções construtivas previstas pelo cliente e os seus condicionalismos financeiros. Este esboço inicial permite uma primeira visualização do projeto inserido no terreno.
No caso de reabilitação ou renovação de um edifício existente, o arquiteto fornece ainda o seu estudo de diagnóstico técnico e arquiteto nico para a realização da modificação pretendida e da obra pretendida.
O arquiteto especifica ainda uma primeira estimativa do custo das várias opções que vão ao encontro das expectativas do cliente, podendo eventualmente propor várias opções que enfatizem tal e tal condição referida pelo cliente.
Minimização dos custos de construção, minimização dos custos de utilização e manutenção, maximização da longevidade da construção, ótima inserção no meio natural ou urbano, qualidade arquiteto nica, etc.
Se o cliente estiver satisfeito com o primeiro esboço ou estudos de diagnóstico, ele pode decidir continuar o trabalho nos estudos de projeto preliminar.
Neste ponto da relação, o arquiteto faz uma descrição precisa das várias opções selecionadas para o projeto de construção e uma estimativa do custo e duração da obra.
Uma certa tolerância pode ser feita dependendo do tamanho do projeto e do estado atual de andamento da obra de design e construção. Este documento de trabalho é usado para finalizar a oferta de serviços do arquiteto.
Efetuam-se os últimos ajustes de acordo com as opções escolhidas pelo cliente, decide-se a escolha dos materiais, especificam-se os diversos serviços técnicos e todas as obras com a sua integração no projeto e na construção.
Para edifícios novos com área superior a 1000 m², deve ser realizado um estudo de fornecimento de energia e um balanço térmico e preenchido nos documentos relacionados apresentados no arquivo do pedido de Alvará de Construção.
Um custo preciso de todo o projeto é então finalizado. Os documentos detalhando as características finais do projeto arquitetônico e a execução acordada são lavrados formalmente.
Formam o contrato que especifica ponto a ponto todos os serviços prestados pelo arquiteto ao cliente nas fases seguintes.
Ele segue as instruções do arquivo, fornece todos os documentos adicionais necessários e ajuda a integrar a expertise de terceiros necessária de acordo com o cliente até que a licença de construção seja obtida.
O arquiteto elabora então os planos de pormenor de todos os níveis do(s) edifício(s), alçados, fachadas e eventualmente perspectivas adicionais que garantem uma boa compreensão de todo o projeto até aos mais ínfimos detalhes.
Consoante as necessidades específicas de cada projeto, os gabinetes de concessão técnica selecionados pelo dono do projeto a conselho do arquiteto desenvolvem o seu plano de ação em paralelo, em estreita colaboração com o arquiteto em vista. .
O objetivo dos estudos de execução é a realização técnica do projeto: os planos de execução nas escalas adequadas, as notas de cálculo e as especificações para uso no local permitem a execução da obra pelos vários empreiteiros para a construção de todo o edifício.
Para além dos planos de arquitetura, a entidade adjudicante poderá eventualmente encarregar o arquiteto, assistido por técnicos das especialidades requeridas, de elaborar os planos de execução detalhados e estimativas quantitativas para determinados lotes, numa missão complementar aos estudos de execução.
No entanto, os planos do arquiteto não substituem de forma alguma os planos técnicos de oficina, montagem e execução durante o canteiro de obras, sendo sempre devidos pelos empreiteiros.
O arquiteto consulta as empresas aptas a intervir e analisa as propostas dos empreiteiros segundo procedimentos bem definidos. As negociações podem ser conduzidas em nome da autoridade contratante e as modificações podem ser feitas para caber dentro dos orçamentos alocados.
Após a finalização do projeto, o arquiteto elabora o dossier de consulta empresarial que detalha todas as características técnicas e administrativas de cada lote do projeto e estima os respetivos orçamentos, para que as empresas envolvidas possam apresentar orçamentos sólidos.
Permite ainda especificar o enquadramento da intervenção das empresas e as suas relações com a entidade adjudicante e o arquiteto. O arquiteto auxilia a entidade adjudicante na seleção dos vários prestadores de serviços de construção de acordo com os critérios adotados com a entidade adjudicante.
Ele pode sugerir os serviços desta ou daquela empresa com base em experiências passadas e garantias de seriedade que já teve comprovação. Após a seleção das empresas, o arquiteto elabora os contratos a atribuir a cada uma das empresas; estes comprometem-se contratualmente com a entidade adjudicante sobre os custos e prazos que terão de respeitar.
A análise das tarefas elementares que compõem os estudos de execução e as obras, a sua sequência e os pontos críticos deste conjunto de intervenções, constituem a missão de programação e planejamento, complementar à gestão do projeto.
O objetivo é planejar cuidadosamente o entrelaçamento ideal das várias intervenções das empresas para a construção mais rápida e menos dispendiosa possível.
O arquiteto controla todos os trabalhos executados e a execução dos serviços até os detalhes finais. Ele também é responsável pelo extrato geral das faturas dos diversos prestadores de serviços e pelo ajuste de contas do site.
Estabelecido pelo arquiteto ou engenheiro térmico qualificado em função das características do edifício, este certificado assegura a coerência com o certificado apresentado aquando do pedido de Alvará de Construção e a exigência de resultados (necessidade bioclimática, consumos de energia primária, conforto verão).
O arquiteto fecha então o processo das obras executadas e assim confirma a conformidade da obra de forma a corresponder aos termos dos contratos de garantia. Podem ser aplicadas sanções às empresas que ultrapassem o prazo previsto para a sua intervenção.
Uma vez que todo o trabalho tenha sido validado pelo gerente de projeto e pelo cliente, eles concordam com a aceitação final do edifício e a transferência total da responsabilidade do(s) edifício(s) para o cliente.
Para ir mais longe em sua busca por informações sobre construção civil, para auxiliá-lo em suas etapas durante a construção de sua obra ou para aprender o ofício de gerente de projetos ou outros ofícios da construção civil, não hesite em visitar nossa seleção dos melhores livros sobre construção, arquitetura e imobiliário.
Antes de detalhar as diferentes etapas de um canteiro de obras de uma moradia isolada, lembre-se que tal projeto não começa à toa!
Para ter a casa dos seus sonhos construída por construtoras, é preciso passar por algumas etapas fundamentais:
A partir desta fase, pode ser interessante entrar em contato com um arquiteto ou construtor de casas. E por um bom motivo, esses especialistas são os mais capazes de ajudá-lo a calcular o orçamento para a construção de uma casa com a maior precisão possível. (Peça orçamentos grátis a profissionais para a construção de uma casa)
Impossível construir sem terreno! Uma vez que seu projeto foi melhor definido e seu orçamento parcialmente preparado, você deve ir em busca de um terreno para construção.
A escolha do terreno deve ser baseada em critérios muito específicos:
Antes de comprar um terreno, certifique-se de obter o certificado de planejamento da prefeitura, para ter certeza de que é construível.
Mais uma vez, seu arquiteto ou construtor pode ser um trunfo real ao escolher um terreno para construir uma casa.
Nosso conselho: para facilitar as coisas, não recomendamos a compra de terrenos não urbanizados. É certo que certamente parecerá muito acessível. Mas não se esqueça que o preço da manutenção de um terreno pode rapidamente ser alto.
Os planos para uma futura casa dependem em parte do terreno em que ela será construída. Por isso pode ser interessante conhecer bem o terreno antes de finalizar os planos da sua futura casa.
Deve-se notar que existem duas maneiras de encontrar plantas para uma casa unifamiliar:
As plantas da casa devem ser precisas, pois permitirão informar um pedido de alvará de construção.
É impossível construir uma casa sem licença! Um pedido de licença de construção fornece detalhes exatos de seus projetos de construção (superfície, formas, materiais, número de aberturas, etc.). É acompanhado por diagramas ou planos.
Para ser aceito, um pedido de licença de construção deve:
Se um pedido for recusado, seu projeto de construção pode ser adiado por vários meses.
Agora que você já tem uma ideia das etapas essenciais antes de construir sua casa, vamos abordar o canteiro de obras em si! A construção de um edifício muitas vezes depende de uma série de ofícios diferentes: pedreiros, eletricistas, encanadores, carpinteiros, etc.
Par planejar o canteiro de obras e garantir seu bom andamento, é importante estar atento às diferentes etapas a serem seguidas durante a construção. Assim se constrói uma casa:
Primeiro, como você pode imaginar, é fundamental preparar o terreno para a construção. Isso envolve necessariamente terraplenagem e a construção das fundações da casa.
Refira-se que a profundidade das fundações de uma casa depende da sua dimensão, do peso suportado, mas também da natureza do terreno.
Lembre-se de fazer um estudo completo do terreno, para ter certeza da solidez de seus alicerces.
Paralelamente às fundações, o construtor de uma casa vai necessariamente pensar no saneamento.
Existem duas soluções de saneamento:
Uma vez concluídas as fundações e o saneamento, a casa poderá começar a se erguer acima do solo.
Uma construtora se concentra primeiro na base (que permite uma elevação reta da casa), depois cuida da pavimentação e, finalmente, das paredes portantes.
As primeiras paredes colocadas são as paredes frontais, depois cuidamos das paredes de cisalhamento (paredes internas de suporte).
Uma vez construída a casa, podemos terminar o trabalho principal colocando a estrutura. Esta etapa é geralmente confiada a carpinteiros especializados.
A moldura é geralmente feita de madeira, e seu design depende dos planos da casa e de suas necessidades (sótão ou não).
O projeto do telhado termina com a instalação de uma cobertura (telhas, ardósias, etc.). Podemos (ou não) aproveitar esta etapa para isolar o telhado.
Nesta fase, a casa está completamente erguida. Mas ainda há muito trabalho a fazer. Primeiro, vamos começar isolando a casa. Isso passa por:
O isolamento da casa é geralmente acompanhado pelo seu design interior. Um pedreiro ou um estucador pode cuidar da instalação das divisórias (e isolá-las, se necessário).
As divisórias permitem completar as paredes de cisalhamento para formar os diferentes cômodos da casa. Às vezes são realizados ao mesmo tempo que a eletricidade, pois permitem ocultar os cabos e a instalação.
A casa está quase pronta. Mas falta-lhe o equipamento mais essencial:
Encanamento: tubulação, drenagem de água, vasos sanitários, chuveiros, lavatório, pia, etc.
Eletricidade: quadro elétrico, cabos, tomadas elétricas, iluminação, etc.
Aquecimento: uma vez concluída a instalação elétrica, um engenheiro de aquecimento pode encarregar-se da instalação dos radiadores e da caldeira.
A escolha de seus diferentes equipamentos é essencial para determinar o consumo de energia da casa e seu desempenho.
Nosso conselho: confie sempre este trabalho a empresas especializadas. Apenas um encanador, um eletricista ou um engenheiro de aquecimento pode garantir a você instalações eficientes e compatíveis.
Nesta fase, a parte mais difícil já passou! Tudo o que você precisa fazer é cuidar dos retoques finais. Ao contrário do que o nome pode sugerir, os acabamentos podem ser demorados, pois são compostos por muitas obras:
Fazer você mesmo parte do trabalho de acabamento é uma ótima maneira de economizar no custo de construção de uma casa. Essas obras são de fato bastante acessíveis para um indivíduo.
Nunca negligencie o orçamento necessário para os acabamentos. Dependendo do equipamento escolhido, esta última parte do canteiro de obras pode representar um valor muito grande.
Como às vezes pode ser difícil visualizar com clareza a extensão da obra na hora de construir sua casa, encontramos um vídeo completo para você entender melhor as diferentes etapas do canteiro de obras.
Um especialista irá detalhar cada etapa da construção, com diagramas e ilustrações:
Por que construir sua casa em vez de comprar uma casa velha? Antes de tudo, saiba que é difícil encontrar uma casa já construída que atenda a todos os seus critérios. Esse também é o principal motivo que leva a construir sua casa.
Além disso, quando você gosta de uma casa, se as paredes forem velhas, certamente você terá que fazer reformas. Estas obras implicam um custo adicional ao preço da casa.
Finalmente, se a casa for antiga, é importante se informar sobre o isolamento e o sistema de aquecimento atual. Na verdade, essas são as principais fontes que influenciam no custo de energia da sua casa.
Saiba que quando constrói uma casa nova, a sua casa já está bem isolada graças às normas a respeitar nos regulamentos energéticos.
Em suma, não podemos esquecer que um canteiro de obras é longo e pode ser muito restritivo. Para garantir o bom andamento da obra, recomendamos fortemente que você recorra a um construtor ou arquiteto.
Esses diferentes especialistas irão acompanhá-lo ao longo do projeto e garantir que o trabalho seja realizado no prazo. Assim, poupam-lhe muitas preocupações e evitam que a construção de uma casa se arraste!
Para que o preço da sua casa seja estimado gratuitamente, não hesite em solicitar já um orçamento a um construtor.