Está a fazer obras de renovação e pretende substituir as suas esquadrias? Não escolha sua marcenaria ao acaso! Estes desempenham um papel essencial em sua casa. Eles permitem a entrada de luz, protegem você de invasões externas e podem ajudá-lo a economizar até 15% de energia.
Mas entre os vários modelos existentes, como selecionar aquele que mais se adequa à sua casa e às suas necessidades? Aqui estão as 5 perguntas que você deve fazer para escolher as esquadrias certas!
A escolha do tipo de esquadria é um momento essencial em um projeto de construção ou reforma de uma casa. Este será um item importante no seu orçamento, e um elemento decisivo a ser estudado com cuidado se você quiser evitar problemas reais de isolamento. Sem falar no aspecto estético.
Que tipo de esquadria escolher de acordo com o material da moldura? Vejamos primeiro o material. No lado da moldura, geralmente você terá a escolha entre três tipos de esquadrias.
O PVC, ou cloreto de polivinila, ainda hoje é o material mais vendido para esquadrias, embora essa proporção esteja diminuindo. A principal razão é que é de longe o material mais econômico.
O PVC é proveniente de uma moldagem baseada em produtos derivados da indústria petroquímica. Compacto, muito impermeável e pouco condutor, oferece um bom desempenho em termos de isolamento.
No entanto, além de sua aparência inautêntica, seus perfis são relativamente grossos, reduzindo, em igualdade de condições, a luz natural da esquadria. O branco continua sendo a cor mais vendida, mesmo que outras cores estejam aparecendo, com gamas de cores cada vez mais variadas.
Se optar pelo PVC, prefira as cores elaboradas por folheação, que garantem maior durabilidade ao longo do tempo à cor do produto. O PVC está sendo cada vez mais abandonado em favor do alumínio, que está se tornando cada vez mais atraente.
As esquadrias são provavelmente um dos elementos mais importantes da decoração da casa. Eles ajudam a deixar entrar a luz natural, transformando completamente o clima de qualquer espaço.
Mas com tantos designs e materiais diferentes, como você deve escolher as esquadrias para sua casa? Você pode começar usando este guia para ajudar a determinar tudo o que precisa saber sobre a seleção de esquadrias para sua casa.
Para os não iniciados, aqui estão alguns termos relacionados ao Windows e sua instalação. Em primeiro lugar, existem duas grandes categorias de esquadrias: as de construção nova e as de substituição.
A principal diferença entre os dois é que as esquadrias para novas construções possuem um aro para prendê-las na abertura da parede, também conhecida como aleta de pregar.
Como as esquadrias de substituição já possuem uma âncora na parede, elas são muito mais fáceis de instalar, pois basta encaixar na abertura.
No entanto, se a moldura existente também precisar ser substituída, as esquadrias para novas construções torna-se a melhor opção a longo prazo. Uma moldura de esquadria refere-se a painéis móveis.
As esquadrias que não podem ser abertas são consideradas “fixas” e as que podem ser abertas são chamadas de “abríveis”. A folha de vidro dentro da esquadria é chamada de painel, enquanto o processo de fixação do vidro na moldura é envidraçamento.
Ao tentar determinar qual estilo de esquadria é ideal para sua casa, há vários fatores a serem considerados. Antes de decidir, considere a importância da ventilação, privacidade, segurança e claro, facilidade de manutenção.
Em primeiro lugar, trata-se de custo: lembre-se de que substituir todas as esquadrias da sua casa pode ser caro, sendo essencial fazer um orçamento adequado.
São uma opção muito clássica e podem ter painéis operáveis para ambas as seções da esquadria. Abrir a esquadria na parte superior e inferior permite que o ar quente saia pela parte superior enquanto o ar frio circula pela abertura inferior.
As esquadrias de guilhotina também tendem a se inclinar para dentro quando abertas, o que é muito conveniente para a limpeza, especialmente em andares mais altos.
Eles se parecem com esquadrias suspensas duplas, mas apenas a abertura inferior pode ser aberta. Embora ofereçam a mesma aparência em sua maior parte, eles não ventilam tanto a sala quanto os caixilhos duplos pendurados. Se procura quartos com boa ventilação, esta pode não ser a melhor opção.
São os que deslizam horizontalmente entre os trilhos localizados na parte superior e inferior das esquadrias. Essa opção é bastante comum em construções mais novas, pois permite abrir a esquadria até a metade para ventilação. Janelas de correr são uma ótima opção: simples, fáceis de abrir e fáceis de manter.
Na maioria das vezes, são aqueles que servem a um propósito puramente decorativo. Eles são geralmente encontrados em torno de uma porta ou na parte superior de uma parede e têm um design muito estético ou simplesmente servem para deixar entrar mais luz. As esquadrias de destaque são geralmente fixas e não abrem para ventilação.
Eles são presos ao quadro com dobradiças sendo abertos girando uma alavanca. Embora possam ser instaladas individualmente, as esquadrias de batente realmente iluminam um espaço quando instaladas em pares.
A instalação de várias esquadrias de batente pode ser bastante ideal, pois elas irão encher a sala com muita luz natural, além de serem excelentes para ventilação e muito fáceis de limpar.
Eles são únicos e exigem um pouco mais de planejamento e espaço, pois não são fáceis de instalar. Essas esquadrias se projetam da casa e criam um espaço fora das paredes principais, formando uma baía na sala.
Este tipo de esquadria ilumina muito o espaço, dando-lhe mais espaço interior para colocar assentos adicionais perto da esquadria. Finalmente, este tipo de instalação geralmente consiste em uma esquadria fixa ancorada por caixilhos ou vidros duplos em cada lado.
O principal interesse do alumínio é que ele permite perfis muito finos, que deixam entrar o máximo de luz. Esta escolha será interessante, por exemplo, num ambiente pouco iluminado, ou pelo contrário no caso de uma vista marcante a destacar.
Também é um material muito procurado em termos de estilo, principalmente em novas construções ou reformas em estilo contemporâneo, para trazer modernidade a um projeto.
A sua rigidez permite a realização, nomeadamente, de grandes esquadrias e esquadrias de sacada superiores a 5 m².
O alumínio oferece boa resistência aos riscos climáticos, embora seja mais condutor do que o PVC ou a madeira.
O material de madeira usado para caixilhos de esquadrias é mais caro.
De fato, os produtos, geralmente feitos de pinho, larício ou carvalho, exigem, apesar de uma indústria cada vez mais eficiente, um manuseio incompressível.
Mas a madeira tem muitas vantagens, sendo a principal adaptabilidade ao projeto.
Em primeiro lugar, a madeira adapta-se a todas as formas de aberturas: esquadrias redondas, ovais, em meia-lua ou mesmo muito alongadas, a madeira é perfeita para aberturas de formato atípico e, em particular, para casas antigas.
A madeira também se mostra muito adaptável em tamanhos grandes. Um chassi de boa qualidade não sofrerá deformações. A madeira é também o material que mais se adapta à cor: a possibilidade de pintar as suas esquadrias, com tintas adequadas, na cor exata à sua escolha, permite mais criatividade, tanto na renovação como na construção.
As tintas interiores podem até ser trocadas com mais regularidade, para se adaptarem ao design dos seus quartos. A madeira também permite o acréscimo de decorações como vitrais contemporâneos, por exemplo.
No entanto, esse material requer um pouco mais de manutenção do que o alumínio ou o PVC: é recomendável pintar a cada 5 anos para preservar as esquadrias clássicas, mas será mais durável com o tempo. Sem falar no carimbo. Finalmente, a madeira continua sendo um excelente isolante natural.
Embora a maioria das novas esquadrias estejam agora equipadas com Vidro Isolado Reforçado, lembre-se de verificar este critério. Esta tecnologia, que funciona com base num filtro de raios UV incluído no vidro, permite reter mais calor no interior da caixa.
À pergunta “devemos optar por vidros duplos ou vidros triplos?”, é mais difícil de responder.
Você deve saber que os vidros duplos atuais tiveram um grande progresso técnico e já oferecem isolamento térmico e acústico de boa qualidade.
O vidro triplo continua a ser mais caro do que o vidro duplo, mas a diferença de preço entre estas duas opções é relativamente pequena, face ao benefício que se pode retirar dele, consoante a situação.
Em caso de clima muito frio (montanha) ou local particularmente sujeito a ruído, podemos recorrer a vidros triplos. No que diz respeito às contribuições de luz, a escolha do vidro duplo ou triplo não é discriminatória: os dois tipos de esquadrias são mais ou menos iguais.
Por outro lado, atenção, o vidro triplo será logicamente mais pesado, e você deve ponderar levar isso em consideração, dependendo do edifício, principalmente no caso de uma reforma.
A escolha do material é um dos primeiros critérios a considerar antes de comprar novas esquadrias. De fato, esses materiais determinam a estética, o preço e também a resistência de uma abertura. Entre eles, você encontrará principalmente alumínio, madeira e PVC, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.
Isolante e barato, o PVC é o material mais comum no mercado de carpintaria. É menos estético que o alumínio, mas cerca de 30% mais barato. Além disso, é extremamente fácil de manter e possui bom desempenho térmico e acústico.
É certo que as esquadrias de PVC não são conhecidas por sua estética. Por outro lado, agora são coloridas ou folheadas para poderem exibir muitas cores, assim como “imitações de madeira”. Por isso é relevante substituir sua antiga marcenaria por modelos de PVC!
Vantagens: muito boa relação qualidade/preço e fácil manutenção
Desvantagens: menos estética que o alumínio
Já a madeira é um isolante natural, durável e reciclável. Qualquer que seja a madeira utilizada, ela traz charme e autenticidade a qualquer tipo de casa, especialmente porque pode ser facilmente repintada. Além disso, este material flexível é particularmente adequado para esquadrias elaboradas sob medida.
No entanto, a madeira requer manutenção regular para manter suas propriedades isolantes. Tratamentos contra fogo, umidade e roedores são recomendados a cada 2 a 3 anos. Além disso, é necessário aplicar verniz para proteger a estrutura contra deformações e mofo.
Vantagens: estética autêntica e quente, pode ser facilmente repintado
Desvantagem: manutenção regular necessária
Por seu lado, o alumínio é o material resistente por excelência, tanto maciço como inoxidável. Extremamente leve, adapta-se perfeitamente a modelos de grandes dimensões como as esquadrias salientes, maximizando a superfície envidraçada e o aporte de luminosidade. O alumínio também é até 99% reciclável e fácil de manter.
Se o alumínio é tão popular, é também pelo seu design sóbrio e contemporâneo, que traz elegância à sua casa. Ao optar por esquadrias de alumínio, beneficia de uma vasta escolha de cores e acabamentos (metálicos, freixos, pátina, etc.).
Por outro lado, devido à sua condutividade térmica, o alumínio deve ser associado a sistemas de quebra de pontes térmicas, ou a materiais não condutores como a madeira.
Vantagens: resistente, leve e design, permite uma otimização da superfície envidraçada
Desvantagens: preço alto, condutividade térmica
Hoje, a tendência são as esquadrias mistas, compostas por dois materiais diferentes. Esta mistura combina as vantagens dos dois materiais e atenua as suas desvantagens.
Entre os materiais mistos, você encontrará em particular misturas de madeira / alumínio. Neste tipo de modelo, a madeira é colocada no interior da carpintaria para um óptimo isolamento térmico, e o alumínio no exterior para lhe dar um toque estético. As misturas de alumínio/PVC, por outro lado, têm a vantagem de serem menos dispendiosas e mais isolantes do que uma abertura inteiramente em alumínio.
Vantagens: combinação das vantagens de ambos os materiais
A vidraça consiste em várias folhas de vidro, separadas umas das outras por um gás isolante. Assim, quanto mais espessa for a vidraça, mais oferece um bom isolamento térmico e acústico.
É por isso que os vidros simples são agora substituídos por vidros duplos ou triplos, mas saiba que também existem tipos específicos de vidros, como vidros anti-roubo, opacos ou acústicos.
Para determinar o tipo de envidraçamento mais adequado para sua casa e suas necessidades, você deve considerar os seguintes critérios:
Poluição sonora externa: em áreas urbanas, as esquadrias com vidros duplos são essenciais. Você também pode optar por vidros acústicos (também chamados de vidros assimétricos ou sonoros).
A zona geográfica da sua casa (climas, temperaturas, nível de insolação, etc.): se vive numa região fria ou de altitude elevada, as esquadrias com vidro triplo podem ser a solução adequada.
A orientação das suas aberturas: uma sala voltada para o sul pode ser equipada com vidros de controle solar. Ao bloquear até 80% do ganho solar, este tipo de envidraçamento limita o aumento excessivamente rápido da temperatura em seu quarto.
O tipo de divisão em causa: num banheiro, os vidros opacos ou foscos são ideais para proteger a sua privacidade. Translúcido, este tipo de envidraçamento permite a entrada de luz, enquanto desfoca o vidro.
Se você mora em uma área quente e ensolarada, evite esquadrias com vidros triplos, que não permitem aproveitar ao máximo o ganho solar.
Escusado será dizer que não se instala a mesma esquadria num quarto e numa banheiro. Para escolher o tipo de abertura a comprar, aconselhamo-lo a ter em conta a divisão em questão, a sua configuração, bem como a viagem espaço que você tem. Todos esses critérios permitirão otimizar o conforto de uso de sua nova marcenaria.
Uma abertura não desempenha o mesmo papel dependendo da parte em questão. Aqui está um pequeno inventário das aberturas e sua utilidade, cômodo por cômodo.
No banheiro, o objetivo é manter alguma privacidade. A carpintaria ideal? Uma pequena abertura localizada em altura, equipada com vidros opacos ou persianas opacas.
A abertura de um quarto deve garantir um bom nível de insonorização. É por isso que aconselhamos a escolha de uma esquadria com vidro duplo, principalmente se você mora na cidade. No verão, uma abertura basculante é ideal para ventilar o seu quarto e protegê-lo de intrusões externas (animais, roubos, etc.).
Numa cozinha, a esquadria de correr é ideal, pois economiza espaço, principalmente na presença de uma imponente planta de trabalho ou de grandes eletrodomésticos.
Em uma sala de estar, a esquadria ou esquadria de correr deve conseguir trazer o máximo de luminosidade ao seu cômodo. Pensando nisso, aconselhamos que você opte por uma porta de sacada de correr, ao invés de um modelo de batente.
Além disso, as esquadrias nem sempre são quadradas ou retangulares. Disponíveis em várias formas, adaptam-se à configuração das suas divisões para lhes proporcionar a máxima luminosidade. Entre esses modelos com formas atípicas, você encontrará em particular: