Policloreto de vinila é um material sintético que resulta da polimerização do cloreto de vinila (também chamado de cloro etileno) . Isso significa que os pequenos pedaços de hidrocarbonetos presentes no cloreto de vinila estão unidos para formar uma longa cadeia. Tanto o PVC quanto outros plásticos, como poliestireno e polipropeno, são feitos dessa maneira.
O PVC foi descoberto, por acaso, em 1838, depois pela segunda vez em 1872, mas só recebeu aplicação prática na década de 1920. Em comparação com outros plásticos, o PVC tem a vantagem de ser composto de matérias-primas baratas facilmente modificado.
O PVC também é particularmente estável, resistente, leve e durável. Sua vida útil é extremamente longa e pode ser reciclada para reutilização. Por todas essas razões, muitos objetos em nosso ambiente imediato são feitos de PVC. Sabia, por exemplo, que estes também são de PVC?
O PVC é também o material por excelência para janelas e portas. No Brasil, mas também no resto do mundo, o PVC substituiu, desde os anos 80, materiais como a madeira e o alumínio como principal material para os perfis das janelas. A sua leveza, excelente valor de isolamento e durabilidade são trunfos imparáveis para a carpintaria exterior.
O termo PVC vem do inglês “polyvinylchloride” que significa “policloreto de vinila”. Este material foi descoberto em 1838 pelo físico francês Henri Victor Regnault,e redescoberto em 1872 pelo químico alemão Eugen Baumann.
Ambos expuseram uma garrafa de cloreto de vinila ao sol e descobriram que isso resultava na criação de um composto sólido de cor branca.
Em 1926, o inventor americano Waldo Semon desenvolveu uma maneira de amaciar o material. A utilização de certos aditivos permite criar um material flexível e fácil de trabalhar, ideal para a produção de muitos produtos.
O PVC é o que se chama de material termoplástico, ou seja, amolece quando aquecido acima de uma determinada temperatura. A criação do material resulta da associação de pequenas moléculas de monômero de cloreto de vinila (VCM) que se transformam em um polímero.
Para fazer isso, o VCM é imerso em água e levado a alta pressão e alta temperatura. O PVC bruto passa então por algum trabalho de refino do qual surge um pó ou uma resina.
Após a adição de aditivos, a resina é trabalhada e transformada em produto acabado.
Existem diferentes técnicas para processar o PVC que é usado em muitos campos: construção, automotivo, mas também embalagens e brinquedos.
Além disso, as janelas e portas de PVC são extremamente fáceis de usar e manter. Os perfis de PVC realmente repelem sujeira e poeira. Outros argumentos irrefutáveis a favor do PVC são:
As janelas de PVC representam hoje mais de 60% do mercado. Eles devem seu sucesso em particular ao seu poder isolante e baixo custo. Outras vantagens: As janelas de PVC são adequadas tanto para novas construções quanto para reformas e existem em uma grande variedade de modelos e cores para se adaptar a todos os estilos de casa.
Os valores variam de acordo com modelos, fabricantes, marcas, e mais uma série de fatores. Oque exige uma pesquisa vasta em busca do modelo que se encaixa exatamente em suas necessidades.
Os diferentes modelos de janelas de PVC
O PVC (ou policloreto de vinila) é um material muito fácil de trabalhar. É por isso que quase qualquer formato de janela pode ser feito de PVC. Eles podem ser padronizados ou personalizados.
Uma infinidade de tipos de abertura para janelas de PVC
A janela de PVC com abertura francesa: é o modelo de janela mais comum, composta por uma ou duas folhas que se abrem para o interior da casa. Estas janelas são principalmente de forma retangular.
A janela de fole de PVC: este tipo de janela abre apenas parcialmente e não em um eixo vertical, mas horizontalmente, girando, para deixar uma rachadura na parte superior da janela.
A janela de fole destina-se mais a ambientes que não precisam ser ventilados regularmente. Também pode ser instalado em caso de falta de espaço para a abertura de duas folhas como as janelas tradicionais.
A janela oscilo batente em PVC oferece duas possibilidades: uma primeira que consiste em abrir da mesma forma que uma abertura clássica e uma segunda que lhe dá a possibilidade de bascular uma única folha para dentro, permitindo invadir pelo menos o espaço interior.
A janela de correr em PVC: é perfeitamente adequada para janelas salientes ou varandas. Esta carpintaria abre-se deslizando uma folha sobre a outra.
Uma grande variedade de formatos de janelas em PVC
As janelas de PVC podem ter formas muito diferentes. Os mais comuns são quadrados ou retangulares, mas é possível comprá-los ou mandar fazer redondos, em forma de meia-lua, triângulo ou até mesmo do tipo “olho de boi”. A porta de pátio em PVC também se tornou um grande clássico nas casas de hoje.
As janelas em PVC são compatíveis com um grande número de tipos de vidros, desde vidros duplos a triplos, passando por isolamentos reforçados ou anti-roubo.
Ao optar pelas janelas de PVC, você tem a garantia de instalar janelas que durarão no tempo com um custo menor em comparação com outros materiais.
Em termos de manutenção, o PVC não requer nenhum tratamento especial. A passagem de uma esponja ou pano úmido de vez em quando é suficiente. Este material é apodrecido e muito resistente aos raios solares aos quais as janelas ficam muito expostas.
As janelas de PVC também não têm medo de frio, calor e umidade. Eles também são particularmente recomendados para casas à beira-mar muito expostas à corrosão salina.
Uma janela de PVC tem a vantagem de ter excelentes capacidades de isolamento térmico e acústico.
Uma janela de PVC se encaixa muito facilmente em uma construção existente sem exigir trabalho substancial. É ainda possível fixar o caixilho de PVC da nova janela ao caixilho de uma janela de madeira antiga.
Para além das suas qualidades de resistência e isolamento, entre outras coisas, as janelas de PVC estão disponíveis em várias cores que se adaptam a todos os estilos de casa, desde as mais clássicas às mais de design.
Em comparação com suas vantagens, as desvantagens das janelas de PVC são marginais. O principal é que não são estéticos o suficiente para algumas pessoas que não querem integrá-los a uma casa antiga, mesmo que tenham ocorrido grandes progressos nos últimos anos. É verdade que não têm a autenticidade das janelas de madeira, por exemplo.
Alguns municípios não aceitam janelas de PVC, principalmente em suas áreas protegidas.
Deve-se notar também que o PVC não se adapta bem a janelas de grande formato.
Escolher janelas de PVC permite que você faça grandes economias em comparação com janelas de madeira ou alumínio. Com o PVC, você opta pela melhor relação qualidade/preço.
Mas, dependendo do formato, tipo de abertura e envidraçamento que você escolher, ou se mandar fazer suas janelas de PVC sob medida, seu orçamento ainda pode subir rapidamente.
Os primeiros preços começam por volta dos 100 reais e podem chegar a mais 1.000 reais para uma montra topo de gama. Se recorrer a um profissional para a sua instalação, conte pelo menos 100reais de instalação por janela.
Se optar por janelas em PVC que apresentem o desempenho pretendido, pode reduzir o seu orçamento beneficiando de IVA à taxa de 5,5% ou 10% em vez da taxa normal de 20%.
Depois, em determinadas condições, pode beneficiar do Crédito Fiscal de Transição Energética (Cite) que permite recuperar até 30% do valor das despesas elegíveis, excluindo custos laborais, consoante o ano.
Finalmente, a substituição das suas janelas antigas por PVC mais eficiente energeticamente também pode permitir-lhe beneficiar de um empréstimo ecológico a juros zero (eco-PTZ) que o ajudará a financiar estas renovações.
A escolha do material para construir todas as portas e janelas de uma casa pode parecer difícil quando o orçamento é um pouco mais apertado. Os materiais mais populares em revistas, como madeira e alumínio, são muito caros e muitas vezes apresentam desvantagens desagradáveis.
No entanto, o PVC permite evitar muitos problemas com suas portas e janelas, mas poucos falam sobre isso.
Neste artigo, você descobrirá as inúmeras vantagens das janelas e portas de PVC. No entanto, este material não é perfeito e tem algumas desvantagens.
PVC, como ja vimos, é a abreviação de “policloreto de vinila”, um material plástico composto de sal marinho e petróleo. Este material é amplamente utilizado na construção, mas o PVC também forma tubos e outros itens do dia a dia.
O PVC é amplamente utilizado para construir portas e janelas, pois possui qualidades físicas valiosas para esses elementos de construção.
Em primeiro lugar, o PVC possui excelentes qualidades de isolamento. Entre os materiais para portas e janelas, o PVC é o que mantém por mais tempo as qualidades de isolamento ideais.
Então, o PVC é geralmente de uma solidez muito aceitável. Por outro lado, devemos permanecer vigilantes para evitar falsificações ou simplesmente materiais de baixa qualidade.
Algumas empresas cortam custos de produção diluindo o PVC para portas e janelas . Esses produtos duram menos e podem ser caros para substituir. No entanto, muitos fabricantes de portas e janelas em Quebec oferecem estruturas de PVC fortes e duráveis.
Para evitar uma compra ruim, consulte especialistas e visite diversas empresas para encontrar aquela que mais te inspira confiança. Se uma oferta parecer boa demais para ser verdade, você deve procurar as cláusulas que o prejudicam.
Embora o PVC seja o material mais acessível do mercado, a qualidade ainda não deve ser negligenciada. A maioria dos fabricantes cumpre os mais rigorosos padrões e seus produtos de PVC são realmente duráveis ao longo do tempo.
Assim, o melhor é fazer uma pesquisa extensa sobre os fabricantes de janelas e portas de PVC para encontrar aquele que realmente inspira confiança.
As vantagens do PVC são indiscutíveis. Não vai apodrecer, enferrujar, lascar ou lascar. Existem muitas razões para a popularidade deste material.
O PVC pode facilmente parecer ideal, mas ainda tem algumas falhas. Apesar de sua versatilidade, esse material mantém uma estética frequentemente criticada. O acabamento geralmente não é perfeito e uma aparência de plástico costuma ser aparente.
Essa característica não afeta a solidez da montagem, mas pode dar a impressão de um material de baixa qualidade.
O PVC é um material cujas múltiplas vantagens e propriedades mecânicas são agora bem conhecidas, reconhecidas e bem-vindas. A grande maioria dos fabricantes só utiliza essa qualidade na fabricação de suas janelas e portas.
Embora o cloreto de polivinila (PVC) seja um dos polímeros mais antigos do mundo, conseguimos desenvolvê-lo desde o início do século XIX para torná-lo um material ecológico, eficiente e seguro.
Hoje o PVC é um componente de primeira escolha, utilizado em todo o mundo, em diversos campos como construção, eletrônica, transporte, setor médico ou para embalagens de alimentos e higiene.
Enquanto o alumínio apresenta qualidades de um condutor natural de temperaturas frias e quentes, o PVC, ao contrário, é um isolante natural que mantém o ar quente ou climatizado dentro de sua casa.
PVC é um policloreto de PVC não plastificado.
Seu excelente desempenho térmico o torna o material mais utilizado para a fabricação de janelas residenciais.
As esquadrias de portas e janelas de PVC têm fatores U pelo menos 20% maiores que as de alumínio (mesmo com a brisa térmica).
Testes de laboratório baseados no índice de desempenho térmico mostraram que janelas e portas de vinil superam outros materiais, como madeira ou alumínio, devido ao altíssimo desempenho térmico do caixilho.
Desempenhos relacionados, por um lado, com os materiais, mas, por outro lado, com as qualidades dos perfis utilizados para fabricar o caixilho.
A combinação das qualidades mecânicas do PVC com os espaços de ar especificamente projetados em caixilhos de portas e janelas resulta em níveis de condutividade que fornecem uma barreira excepcional à transferência de calor.
Assim, casas equipadas com janelas de PVC veem seus aquecedores/ar condicionados funcionando por menos tempo para manter a temperatura desejada. O resultado é economia de energia e contas mais baixas.
Sabemos que os custos de aquecimento e ar condicionado são os itens de despesa mais sensíveis para casas e apartamentos.
Ao substituir as janelas antigas por molduras PVC de alto desempenho, a economia potencial de aquecimento e resfriamento pode chegar a 20% das contas padrão
Coeficiente de condutividade térmica e robustez das caixilharias.
As caixilharias de correr , de batente ou de toldo têm um coeficiente de condutividade térmica de 0,15 W/mC°.
Este valor deve ser comparado ao coeficiente de esquadrias de alumínio que é de aproximadamente 220 W/mC°!
Além de leve, o PVC é forte, as inovações que permitiram melhorar o desempenho estrutural das esquadrias de PVC contrariam a antiga percepção de falta de robustez.
O PVC é um material naturalmente resistente à umidade, mofo e poluição atmosférica, em comparação com o alumínio, que pode sofrer os efeitos da corrosão após a exposição ao clima e à poluição.
Também é resistente à ferrugem, podridão, pregos, descamação e infestação de insetos. Mesmo as manchas de ferrugem são indeléveis neste “não plástico”.
O PVC não permite nenhum crescimento bacteriológico em sua superfície (como madeira podre).
Ao longo dos anos, o PVC foi submetido a vários testes de segurança contra incêndios, obtendo agora a menção dificilmente inflamável e oferecendo propriedades “autoextinguíveis”.
Concretamente, isto significa que os caixilhos de janelas e portas em PVC nunca são a causa de um incêndio e não promovem a sua propagação.
O PVC não requer nenhuma manutenção especial, nenhum retoque é necessário, mesmo em caso de arranhão. É extremamente fácil de limpar usando um detergente doméstico suave dissolvido em água.
100% reciclável durante o seu ciclo de vida, é perfeitamente ecológico para um melhor respeito pelo meio ambiente.
O PVC também é um isolante acústico eficaz. Estudos demonstraram que, para o mesmo tipo de vidro, o índice médio de isolamento acústico Rw, expresso em decibéis (dB), é o mais favorável para uma caixilharia de PVC.
As qualidades do PVC vêm progredindo há 10 anos para alcançar o desempenho e sua vida útil está sendo constantemente aprimorada.
O que as esquadrias de PVC tem a oferecer para sua casa vai muito além das vantagens listadas aqui, e com certeza irão lhe agradar no quesito preço em relação a outros materiais existentes no mercado.