Ao reformar prédios antigos ou construir novos, é fundamental ter atenção especial na escolha das janelas. De facto, com uma escolha criteriosa e astuta pode criar múltiplos benefícios para a sua casa, como veremos com a instalação de portas e janelas em PVC para a sua casa.
De facto, as janelas e portas são elementos muito importantes das nossas casas porque, ao contribuírem para a manutenção da temperatura interior, afetam diretamente o consumo de aquecimento e arrefecimento da casa.
Janelas e portas velhas ou avariadas, que provocam perda de calor, também requerem mais energia para regular a temperatura de uma divisão, com consequências negativas tanto para o ambiente como para as contas de serviços públicos.
Por este motivo, os trabalhos de substituição de janelas e portas enquadram-se nas obras de requalificação energética, às quais são aplicadas deduções de 65% .
Policloreto de vinila, mais conhecido pela sigla PVC é um polímero termoplástico que, quando aquecido a uma temperatura de cerca de 200°, torna-se viscoso e é extrudado em diferentes perfis que, uma vez resfriados, são cortados e soldados para produzir elementos (como janelas e portas) com altíssimo desempenho isolante e ótima estética.
O policloreto de vinila é um polímero composto por 57% de cloro , a partir do sal de cozinha, e os restantes 43% de carbono e hidrogênio aditivos com outras substâncias para dotá-lo de características físicas e mecânicas específicas para dar as características de desempenho necessárias para seus muitos usa.
Além disso, o policloreto de vinila é um dos plásticos mais utilizados no mundo devido à sua versatilidade. De fato, embora seja rígido em estado puro, pode ser misturado com plastificantes que o tornam flexível e moldável.
O PVC é usado em milhares de aplicações, desde a construção até embalagens de alimentos e produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e cirúrgicos e materiais de proteção.
A sua utilização frequente deve-se ao facto de o PVC estar em conformidade com as normas vigentes em matéria de poupança energética e compatibilidade com o meio ambiente.
Além disso, o PVC tem muitas vantagens: oferece alto desempenho a custos acessíveis, é um material isolante estável, forte e versátil, resistente ao fogo, durável, higiênico e reciclável.
De fato, um de seus muitos usos costuma ser a fabricação de perfis para janelas e portas.
Se procura um modelo de caixilharia funcional e moderno, o PVC é a melhor opção, quer pela excelente relação qualidade/preço, quer pela possibilidade de escolha entre uma vasta gama de cores.
Na verdade, este tipo de esquadrias de PVC pode atender a vários pedidos de coloração de superfície, desde a cor da massa até o revestimento para recriar um efeito de grão de madeira, até as cores tendência.
A propósito, as esquadrias de PVC não requerem manutenção ao longo do tempo e podem ser limpas simplesmente com um limpa-vidros neutro e um pano macio. Isso significa que não há custos de manutenção ao longo dos anos. Por isso, as portas e janelas de PVC vêm ganhando cada vez mais mercado nos últimos anos.
Você também pode escolher esquadrias de madeira ou alumínio.
Você pode distinguir vários tipos de janelas e portas de PVC, que também podem ser combinadas entre si, incluindo
São ligeiramente mais caros que os monocolores (+10% de diferença), mas integram-se perfeitamente com o mobiliário interior e exterior, o que permite respeitar qualquer restrição condominial ou paisagística sem afetar a estética dos ambientes que os albergam.
Geralmente são brancas por dentro e com efeito de madeira por fora ou vice-versa.
Com vidro anti-roubo e caixilho anti-roubo, estão equipadas com dobradiças que têm uma forma particular que não permite levantar o caixilho, e uma chapa de aço por baixo do puxador que não permite furar.
Na verdade, eles representam o equilíbrio certo entre a necessidade de se defender contra qualquer forma de roubo e tentativa e a necessidade de atender aos requisitos estéticos.
Os materiais isolantes de qualidade do interior e os vidros térmicos de última geração criam uma barreira à troca de calor entre o interior e o exterior e garantem um isolamento térmico adequado.
Na verdade, o objetivo final é garantir economia de energia.
Conforme apontado, o PVC possui boas características que tornam as janelas resistentes às intempéries e aos ataques de sais. Além disso, as janelas e portas de PVC são bem isoladas, tanto termicamente como acusticamente, graças ao seu material de isolamento térmico de baixa condutividade.
As janelas e portas de PVC estão entre as mais econômicas do mercado, garantindo excelente custo-benefício.
Além disso, uma das principais características que distingue as janelas e portas de PVC é a impermeabilização. De fato, as janelas de PVC são as menos suscetíveis à infiltração de água e, ao mesmo tempo, resistem bem às cargas de vento. Essa característica deles permitiu que eles se espalhassem especialmente em áreas marítimas.
Janelas e portas de PVC requerem pouca manutenção e não são particularmente difíceis de limpar; em geral, você deve limpá-los a cada seis meses para evitar que suas cores desbotem.
Por outro lado, as janelas e portas de PVC são leves e fáceis de manusear, tornando-as a melhor solução nos casos em que são necessárias grandes janelas ou portas francesas.
Além disso, essas janelas são à prova de fogo, pois o PVC é um material autoextinguível, que não alimenta as chamas em caso de incêndio.
A excelente relação qualidade/preço e a reduzida necessidade de manutenção fazem da caixilharia de PVC uma das soluções mais utilizadas atualmente.
De facto, graças à sua longevidade, resistência, impermeabilidade e baixo custo, o PVC substituiu ao longo do tempo materiais tradicionais como a madeira e o alumínio, que são mais caros e, sobretudo, mais difíceis de trabalhar.
A grande variedade de formas, tipos e acabamentos disponíveis no mercado torna o preço de uma janela de PVC altamente variável. Disso se deduz que seu custo dependerá, além das dimensões, do modelo, do tipo de vidro utilizado e dos eventuais acessórios necessários.
Embora o PVC tenha sido indiciado no passado porque se acreditava que em caso de incêndio… era potencialmente responsável por mortes por sufocamento, as modernas janelas e portas de PVC não representam nenhum risco à saúde dos pacientes. Pessoas ou criar qualquer tipo de impacto ambiental.
Além disso, se antigamente a estabilização do PVC era feita com derivados de chumbo e cádmio, considerados materiais tóxicos, hoje esses materiais não são mais utilizados.
Hoje, o PVC moderno é usado para fazer uma grande variedade de produtos do dia a dia.
O alumínio é, sem dúvida, há muito tempo um dos materiais mais utilizados para a fabricação de janelas: é um metal leve e fácil de usinar, portanto pode ser usado em uma ampla gama de aplicações. Pode ser usado para janelas e portas de todos os tipos.
A sua versatilidade torna-o adaptável a todas as exigências de design, estéticas e práticas, podendo ser pintado em qualquer cor.
Além disso, sua maior vantagem é que não requer nenhuma manutenção, é muito durável e proporciona boa longevidade. Portanto, pode ser uma solução rápida e fácil para fazer suas janelas sem muita preocupação.
Por outro lado, o alumínio é um metal, portanto é um excelente condutor, possui alta transmitância e por isso não é um bom isolante térmico. O principal risco seria reduzir significativamente a eficiência energética da sua casa.
Da mesma forma, em particular, em comparação com o PVC, o alumínio não oferece um desempenho muito bom em termos de isolamento acústico.
No entanto, ao longo dos anos, a tecnologia também evoluiu neste setor e foram desenvolvidas janelas e portas com ruptura térmica para melhorar a eficiência energética das caixilharias de alumínio.
De fato, com essa técnica a parte interna da janela é isolada da parte externa, com a inserção de uma camada de material plástico com condutividade térmica reduzida, chamada poliamida.
Esta intervenção melhora o isolamento térmico das janelas de alumínio, tanto para a estação fria como para a estação quente, mas claro que tem um impacto no preço, que é maior: tanto no que diz respeito às caixilharias de alumínio comuns como no que diz respeito às caixilharias de PVC quadros.
A este respeito, refira-se que as caixilharias tradicionais de alumínio cortadas a frio apresentam valores de transmitância térmica muito elevados e, por isso, não permitem o acesso a incentivos fiscais para poupança energética.
Sabemos que escolher as melhores janelas de PVC, alumínio ou madeira é complicado.
Cada um conhece muito bem as suas necessidades, mas num setor como o das montras, em que a grande maioria das pessoas só entra uma vez na vida e por isso é muito desconhecido, a confiança que se pode gerar é fundamental. Um bom vitrinista e as ferramentas que temos para nos informar corretamente.
Por isso, hoje queremos oferecer-lhe um guia completo para distinguir as diferentes opções e acessórios para que possa escolher as janelas de PVC mais adequadas.
Normalmente, todos os fabricantes oferecem diferentes séries de perfis de PVC: alguns são mais baratos e outros são mais eficientes.
No nosso caso, se o que necessita é proteger-se das condições climatéricas mais severas (temperaturas extremas ou longos períodos de calor ou frio), obter a máxima eficiência energética e máximo isolamento térmico ou ter uma solução certificada para projetos.
Por outro lado, se pretende mudar as suas janelas antigas para usufruir de muito conforto, poupança e segurança na sua casa, com uma solução altamente durável, existem muitas janelas com certificados de qualidade. Uma janela com elevado desempenho térmico e acústico e para toda a vida.
Para se adaptar a qualquer desafio de estilo e design, as nossas janelas em PVC estão disponíveis numa vasta gama de mais de 50 cores, tons metálicos e madeira com acabamento liso ou texturado.
E, claro, em nossa tecnologia mais inovadora, Spectral; ultramate, com toque sedoso e grande durabilidade e resistência a intempéries, arranhões e abrasão.
Que pontos deve ter em conta para escolher as suas janelas
Antes de tudo, devemos considerar o tipo de perfil que melhor se adapta às nossas necessidades: janelas de PVC , alumínio ou madeira .
Em segundo lugar, o envidraçamento é um elemento fundamental para determinar os benefícios de uma janela e sua maior orientação para resolver determinados problemas ou desafios.
Também é necessário definir que tipo de abertura é melhor para nós, dependendo de como são nossos espaços internos e externos e o tipo de uso que vamos dar.
A forma das janelas também é um aspecto muito importante na hora de optar por um ou outro fabricante.
Cada vez mais o grau de eficiência energética de uma janela é um elemento de decisão fundamental devido ao seu maior contributo para a poupança, conforto e qualidade de vida das famílias.
Por fim, outra das tendências que chegaram para ficar é a preocupação com a estética das janelas, tornando-se elementos decisivos para o estilo e decoração dos diferentes espaços.
Tipos de janelas de acordo com o tipo de perfil
O perfilado é o tipo de material de que são feitas as caixilharias e vidros das janelas (janelas de PVC). Cada material possui uma série de características e propriedades que se traduzem em benefícios específicos para os usuários.
Há mais de 30 anos começou a dar os primeiros passos na Europa devido às suas propriedades de maior isolamento e eficiência.
O PVC, resina composta por 57% de sal comum, foi o último material a entrar nessa lista. Hoje é o presente e o futuro das janelas. As janelas de PVC estão em grande tendência não só para esse ano, mas também para os próximos anos e isso so tenede a xcrescer aca acda vez mais.
As janelas de PVC caracterizam-se pelo excelente isolamento térmico e acústico, pois, além do próprio PVC, são projetadas e extrudadas com diversas câmaras de ar internas, agregando no caso das janelas EBL do Brasil um reforço de aço galvanizado em todos os perfis.
É um material de alta durabilidade e baixíssimo custo de manutenção , necessitando apenas de água e sabão, pois é imune à contaminação e altamente resistente à condensação e intempéries.
A cor permanece estável ao longo do tempo e, graças às novas tecnologias de foliação, podem ser feitas em uma ampla gama de cores e acabamentos de madeira e metálicos, lisos e texturizados, bem como no novo acabamento ultra-mate Spectral , uma grande revolução pelas possibilidades estéticas das janelas.
Outra de suas grandes vantagens é sua capacidade de ser 100% reciclada e seu menor impacto ambiental no processo de fabricação: segundo um estudo realizado por especialistas da área, as janelas de PVC são 45% mais eficientes que as janelas de alumínio e 15% mais que madeira na redução das emissões de CO 2 para a atmosfera.
Só com essas informações já podemos considerar qual é o melhor tipo de esquadria de que devemos comprar.
As janelas de PVC são oferecidas em diferentes tipos de aberturas para atender às diferentes necessidades e objetivos perseguidos em cada projeto específico. Os tipos mais comuns são:
Janelas fixas são aquelas que consistem apenas em uma moldura envidraçada. Ou seja, não permitem sua abertura, apenas a passagem de luz e energia, em maior ou menor grau.
Janelas articuladas, dobráveis ou viáveis são aquelas que permitem a abertura de uma ou duas folhas que giram nos caixilhos laterais. Poderíamos dizer que é a janela mais tradicional.
As janelas de batente, basculantes ou salientes são muito semelhantes a uma janela de batente, com a diferença que as folhas não rodam nos caixilhos laterais, mas sim no caixilho inferior (janela basculante, que abre por cima) ou no superior (janela projectável, que se abre por baixo).
As janelas basculantes e giratórias são o tipo mais comum de janelas atualmente. Eles combinam os dois anteriores: uma janela cujas folhas não só abrem girando nos aros laterais, mas também possuem uma terceira posição de maçaneta -geralmente para cima- que permite girar sobre o aro inferior para deixar a folha aberta na parte superior, permitindo uma boa ventilação
E as janelas de correr, que são aquelas cujas folhas se abrem sobre um sistema de ferragens, para a direita ou para a esquerda, normalmente paralelas à parede e não perpendiculares a ela. Dentro das janelas de correr encontramos as janelas de correr, janelas paralelas e janelas elevatórias ou elevatórias.
Como podemos observar, existem diversos tipos de janelas de PVC que podemos escolher para nossa casa ou apartamento, tudo depende de nossas necessidades e de quanto valor queremos agregar ao local.
Temos certeza que com todas as informações que passamos no decorrer do conteúdo, você vai saber exatamente como comprar a melhor esquadria de pvc e obter o melhor do mercado.