O PVC veio para ficar. Nos últimos anos, ganhou um papel importante na construção, uma vez que vem substituindo materiais tradicionais como madeira, metal e concreto em muitas aplicações.
As janelas de PVC não são apenas uma novidade, mas além de dar uma boa impressão sobre o projeto da sua casa, também são responsáveis pela sua segurança.
Versatilidade, rentabilidade e um excelente histórico de uso são algumas das características pelas quais recomendamos janelas, divisórias herméticas e principalmente esquadrias de PVC.
Se há uma coisa pela qual o PVC é conhecido, é sua flexibilidade única. É um material que se adapta a todos os tipos de janelas e com certeza se adaptará ao estilo de sua preferência: janelas de correr, janelas de projeção, janelas basculantes…
E o mesmo vale para as cores e texturas das esquadrias de PVC. Não há limites e você pode deixar sua imaginação voar para obter a tonalidade que deseja e que combina com sua decoração.
Obviamente, recomendamos cores claras para áreas mais quentes, enquanto para áreas um pouco mais frias, cores escuras seriam melhores.
Aqui estamos falando de alto desempenho em propriedades de isolamento. Todos queremos boas janelas isolantes em nossa casa, porque queremos nos sentir confortáveis, sem gastar muito e ajudando o meio ambiente.
Os perfis das janelas de PVC são multi câmaras, seus cantos são soldados e seus encaixes são perimetrais; com isso a hermeticidade é assegurada.
Se tiver problemas de isolamento térmico em sua casa, lembre-se que dependendo do tipo de material de janela que instalar e do tipo de vidro que escolher, conseguirá a ponte térmica das janelas.
Desta forma, evitará que o calor e o frio penetrem na sua casa e a sua eficiência se reflete no nomeadamente baixo consumo de aquecimento e/ou ar condicionado.
Viver em uma casa exposta ao ruído ambiente constante da rua, pedestres, carros ou outras fontes de ruído, como construções em estradas ou edifícios próximos, pode arruinar até os lugares mais idílicos.
Portanto, é inevitável que você se pergunte se suas novas janelas de PVC podem ajudá-lo a reduzir esse ruído e, em caso afirmativo, em que medida.
O importante é considerar quanta transferência de som suas janelas antirruído podem reduzir. Instalando janelas de PVC você pode ajudar muito a reduzir esses ruídos irritantes, já que, devido às suas propriedades, é um bom absorvedor natural de vibrações e ondas sonoras.
Embora muitas pessoas não acreditem, o PVC está entre os melhores materiais de construção ecológicos. De fato, em um estudo, constatou-se que o ciclo de vida do PVC, comparado a outros materiais como madeira, aço, linóleo e alumínio, era o mais durável de todos.
Quanto tempo é o seu ciclo de vida? Bem, situa-se entre os 40 e os 50 anos, sendo um ciclo longo, e de facto compensa a energia e os recursos utilizados para o produzir. E se isso não o convencer totalmente, certamente o fará: o PVC é 100% reciclável. Indiscutível, certo?
O PVC tem uma pegada de carbono relativamente baixa. O impacto de CO2 para produzir um quilo de PVC e seu equivalente em alumínio é de 10 kg.
Quando se trata de dinheiro, temos que ser muito sérios. Ter um orçamento limitado desempenha um papel importante na escolha de materiais. Quando se trata de PVC, estamos falando de um dos produtos mais acessíveis e rentáveis a longo prazo para suas portas e janelas.
De fato, alguns custos de manutenção de janelas feitas de outros materiais, como a madeira, são maiores do que os do PVC.
E para pôr a cereja no topo do bolo, refira-se que este tipo de janelas quase não necessita de manutenção. Eles são resistentes ao choque, corrosão e contaminação. Obviamente, você tem que limpá-los!
Mas basta um pano com água e sabão neutro. E se pretende algo mais profissional, sabe que pode encontrar no mercado produtos de limpeza específicos para uma limpeza mais profunda.
É a grande dúvida. A grande questão. Janelas de PVC ou janelas de alumínio. Qual é o melhor? Qual devo escolher e por quê?
Na verdade, não é justo dar uma resposta absoluta a essa pergunta. O PVC e o alumínio são dois materiais muito diferentes, com valores diferentes capazes de resolver diferentes necessidades.
Assim, antes de mais, recomendamos sempre que se deixe aconselhar por um bom profissional na venda e instalação de janelas que o possa ajudar a determinar as características da sua casa e a escolher a opção que lhe permita desfrutar da melhor qualidade de vida.
Claro que não é justo comparar a melhor e mais equipada janela de PVC com a mais simples de alumínio, ou a melhor janela de alumínio com a mais simples de PVC.
Dito isto, queremos oferecer-lhe um guia completo, mas simples, das características de cada uma destas janelas, destacando os seus pontos fortes e fracos. Esperamos que seja de grande utilidade para você.
Ao optar por um ou outro tipo de carpintaria exterior, selecionamos 6 questões sobre as quais pensamos ser necessário refletir na hora de escolher entre janelas em PVC e alumínio:
Claro, um sétimo ponto a considerar seria o preço, embora não nos pareça o aspecto mais relevante. Mesmo assim, tentaremos apresentar uma comparação razoável.
Em primeiro lugar, o PVC é um material 1.100 vezes mais isolante que o alumínio, pelo que as janelas de PVC oferecem um maior isolamento térmico e acústico. Isso se traduz em maior conforto, economia e eficiência energética.
E não só pelo material em si, mas também porque os cantos das janelas de PVC são soldados hermeticamente, não aparafusados, o que lhes confere mais resistência e evita a entrada de ar por eles.
Nesse sentido, um estudo do Ministério da Indústria, Turismo e Comércio concluiu, após analisar 14 tipos de janelas, que as janelas que mais economizam energia e contribuem para reduzir as emissões de CO₂ na atmosfera são janelas PVC.
Mergulhando nessa questão de respeito ecológico e preservação do meio ambiente, o PVC é uma resina composta por 57% de sal comum, um material praticamente inesgotável e natural. E é 100% reciclável.
É necessário apenas água e sabão, pois permanece inalterado pelos efeitos do clima e da poluição. Graças a essas propriedades, o PVC é um material muito resistente e durável. Uma boa janela de PVC é para toda a vida.
Os perfis de PVC, concebidos com diferentes câmaras de ar no seu interior para aumentar as suas propriedades isolantes, são reforçados com aço galvanizado para garantir a sua solidez e resistência estrutural.
De fato, as janelas de PVC são capazes de atingir o certificado de segurança RC2, garantindo sua proteção contra intrusos. Além disso, o PVC é um material autoextinguível e dificilmente inflamável, não propaga chamas e não pinga.
A parte estética era, há 30 anos, o ponto fraco das janelas de PVC, que dificilmente escapavam da cor branca da base. No entanto, hoje em dia e graças ao desenvolvimento da técnica foliada.
As janelas de PVC conseguem imitar perfeitamente tanto a madeira como o metal, com acabamentos lisos ou mesmo texturizados, com um acabamento diferente para o exterior e para o interior.
O valor U, ou transmitância térmica, é um dos conceitos que mais dúvidas e enganos tem causado e continua a causar neste setor.
Sem querer ser muito técnico, a transmitância representa a velocidade com que a janela deixa entrar e sair o frio e o calor. Portanto, quanto menor a transmitância, maior o conforto .
Valores U para as diferentes partes de uma janela
Podemos falar de valores de U de diferentes peças: o U do envidraçado ( U g ) , o U do perfil ( U f ) e o U da janela completa (Uw).
A vidraça é sempre o elemento mais isolante da janela e, portanto, o U do vidro ( U g ) o menor. Anunciar a transmitância térmica do vidro como se fosse a janela completa, com o nome U retirando o subscrito g, induz o consumidor em erro.
Além disso, a transmitância de uma janela acabada depende tanto de seu tamanho quanto da proporção do vidro, então você também não pode comparar dois U w sem mais dados.
Mas sabemos que outras janelas, especificamente equipadas e em outro contexto completamente propício, conseguiria baixar esse valor. Por isso:
Dois valores de U w não são diretamente comparáveis se nenhuma outra informação estiver disponível.
Como antecipamos, o preço de venda não nos parece ser o aspecto mais relevante nesta comparação. Um produto não é caro por seu preço ser alto, mas porque não oferece o valor equivalente que justifique realizar aquele investimento.
Além disso, o preço de venda não inclui custos ou economias futuras. Uma janela com um preço mais alto pode ser a opção mais barata se o custo de manutenção for muito baixo e se cada mês estiver nos ajudando a economizar na conta de aquecimento ou resfriamento.
A verdade é que, o alumínio é mais caro e menos isolante que o PVC. Portanto, uma janela de alumínio terá um preço mais elevado do que uma janela de PVC com as mesmas características.
E se uma janela de alumínio e uma janela de PVC tiverem o mesmo preço, esta última terá muito mais eficiência e isolamento térmico e acústico.
Existem muitos modelos e marcas de janelas de um material ou outro, mas, para oferecer uma figura realista, uma janela de alumínio RPT de 70 mm de profundidade pode custar 30% a mais, ou até mais, do que uma janela de PVC com a mesma profundidade e o mesmo preço.
Dentro de cada material, as diferenças entre alguns tipos de janelas ou outros também podem ser consideráveis.
Obviamente, o preço de uma janela de PVC de origem asiática, com 57 mm de profundidade e 3 câmaras, vidros simples e ferragens simples, não pode ser comparado ao preço de qualquer outra janela de procedência nacional, com 82 mm de profundidade e 7 câmaras em perfil de PVC nacional, vidro triplo Guardian e encaixe perimetral de pivô ativo.
No entanto, a janela é sem dúvida mais cara, pois não pode oferecer os mínimos níveis de conforto ou segurança em casa, nem pode contribuir para qualquer economia devido às suas enormes perdas de energia, nem terá a mesma durabilidade.
Não, nem todas as janelas de PVC são iguais. Nem muito menos.
Uma janela é a soma dos esforços e valores de muitos atores de uma mesma cadeia de valor. Todos os links devem ser igualmente fortes para garantir a qualidade do produto final. Uma boa janela mal instalada perde seus benefícios.
Uma janela com componentes de baixo valor e origem duvidosa não pode competir com uma janela de qualidade certificada, controlada por agentes externos criados para testificar e comprovar tais características.
Uma janela que reúna os melhores componentes de fornecedores líderes, fabricados por empresas com vasta experiência e solvência comprovada, e instalados por uma equipa de especialistas qualificados, é uma aposta ganha.
Quais são as vitrines que estão na moda neste 2023? Não leve a sério, as janelas são um dos elementos mais importantes para complementar a estética de qualquer casa ou edifício. Além de apostar na sua funcionalidade, as janelas podem ser adaptadas a um estilo decorativo de acordo com as tendências deste ano.
Talvez as janelas e as esquadrias de PVC não sejam uma novidade completa porque fazem sucesso no mercado há vários anos. No entanto, neste 2023 que esta para chegar, eles ainda são consideradas uma das tendências mais populares devido à sua extraordinária qualidade e durabilidade.
Entre as suas funcionalidades, garantem um maior isolamento acústico e térmico, bem como uma manutenção mínima, pelo que continuam a ser uma ótima opção para conseguir um local confortável e moderno.
Sabemos que o PVC é um material leve, resistente e durável, por isso as janelas feitas com esse material também continuam sendo esta ótima opção para o próximo ano.
Uma de suas maiores vantagens é que é um elemento altamente reciclável e, nos ajudam a criar uma casa mais eficiente em termos energéticos graças ao seu isolamento térmico.
As tendências de janelas e esquadrias para 2023 podem ser aplicadas para realizar a reforma da sua casa, assim como a construção daquele seu projeto dos sonhos.
Neste 2023, a tendência de apostar em janelas grandes e espaçosas que nos ajudem a criar espaços mais iluminados durante o dia, graças à entrada de mais luz solar, continua aumentando. Essa tendência consiste em combinar um vidro grande com uma moldura menor, dando um ar minimalista ao espaço onde você decidir colocá-lo.
As janelas industriais tiveram um grande boom em 2021, que continuará neste ano e será um importante elemento de decoração. Os perfis dessas janelas são geralmente feitos de metal e mantidos em cores neutras e foscas para dar vida a esse visual “industrial”.
A sua combinação de vidro e metal é perfeita para dar um toque muito moderno a qualquer espaço.
Além do metal e do habitual branco ou cor neutra, este ano procuram jogar com perfis de cores para apostar numa decoração muito mais ousada. O objetivo das janelas coloridas é proporcionar originalidade e oferecer um mundo de possibilidades totalmente personalizáveis. Escolha os que contrastam com a sua casa.
Seguindo a tendência anterior, as janelas bicolores também estão adquirindo um papel importante neste 2023, que consiste em escolher uma cor para o interior e outra para o exterior. Essa tendência vai permitir que você mantenha uma cor tradicional por dentro e aposte em uma mais marcante por fora.
Optar pelo PVC para nossas janelas é uma ótima escolha. As empresas que vendem janelas de PVC sabem que a qualidade deste material deixa os seus clientes satisfeitos com o trabalho realizado pelos profissionais.
As janelas adquiriram importância máxima porque se ganha luz. Além disso, pode-se economizar dinheiro dependendo do local onde serão colocados.
Você que esta para construir ou reformar, precisa saber que as esquadrias e janelas de PVC seguem as tendências atuais para estar sempre atualizadas e poder oferecer o melhor para a sua reforma ou construção.