Talvez você ainda não saiba, mas o PV pode ser a solução que você sempre buscou para a sua obra. Falamos isso com propriedade, e ainda com a certeza de que os tubos de PVC são predominantes na construção civil brasileira.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), os tubos de PVC para água e esgoto são os mais utilizados em instalações prediais no Brasil, com participação de 95% e 85% do mercado, respectivamente. Na infraestrutura, o índice é de 75% e 60%, respectivamente. Um dos principais motivos para isso é a resistência à corrosão.
Toda essa importância atribuída ao PVC tem um motivo: a sua versatilidade. Ou seja, com aditivos como plastificantes, lubrificantes, estabilizantes, pigmentos e corantes, ou cargas, é possível criar diversas possibilidades com propriedades muito diferentes e para diversas aplicações. Por isso, todos já ouviram falar de PVC em algum momento. O material é muito usado em tubos e conexões, eletrodutos, recobrimento de fios e cabos, forração, revestimento de pisos, esquadrias e janelas, telhas, etc. Além disso, o PVC pode ser usado na fabricação de telhas e se mostra uma boa opção graças à sua leveza e facilidade de instalação, criando assim a possibilidade de se executar uma obra em estruturas metálicas. Já os forros de PVC são muito úteis pois facilitam a manutenção e não perdem a qualidade.
Se você se preocupa com a qualidade do PVC, temos uma informação que vai te ajudar a entender o quanto você pode confiar nesse material: um produto feito de PVC pode durar até 100 anos. De acordo com o Instituto Brasileiro do PVC, a durabilidade média é de 60 anos, podendo chegar a 100 anos de uso se o produto for limpo e conservado de maneira adequada.
Essa qualidade se estende à resistência do material também. Os tubos e conexões de PVC são resistentes à exposição solar, sem riscos de interferência na pressão dentro do tubo. O que pode ocorrer é a descoloração dos tubos ao longo dos anos, ou o ressecamento da superfície externa devido a ação dos raios ultravioleta do sol. Uma dica para evitar esse problema é pintá-los com tintas à base de água.
Além de tudo isso, o PVC é utilizado em segmentos onde a segurança é essencial, como na fabricação de tubos e conexões para o transporte de água potável, embalagens de alimentos e remédios e equipamentos da área médica e, como qualquer outro material termoplástico, o PVC pode ser 100% reciclado.
Com o PVC, você pode ter a certeza de que está escolhendo o material certo na sua obra, pois além de entregar qualidade, o material é seguro e eficiente e, inclusive, se destaca por ser um material que não propaga chamas. O PVC é muito resistente à ignição, ou seja, ele dificulta o início e a propagação de um incêndio. Essa característica torna o PVC um dos materiais mais utilizados em aplicações de risco elevado, como fios e cabos e forros de postos de gasolina, por exemplo.
Por fim, é notável o fato de que diversos equipamentos médicos são fabricados em PVC. De acordo com o Instituto Brasileiro do PVC, cerca de 35% dos equipamentos plásticos da área médica são de PVC. Entre eles, estão diversos instrumentos utilizados em exames, cirurgias e recuperação de pacientes, como bolsas de sangue, tubos endotraqueais, bolsas de soro, catéteres, sondas, entre outros.
Acreditamos que, com alguns dos fatos que pontuamos ao longo do nosso texto, conseguimos convencer você de que o PVC com certeza pode ser a solução ideal para a sua obra ou para a sua casa. Se você ainda tem alguma dúvida sobre o material, nossa equipe está disponível para te ajudar. Se você quer conhecer mais sobre os nossos produtos ou entender mais sobre as possibilidades de se trabalhar com o PVC, acesse o nosso site e fique por dentro de todas as novidades.
2 Comments
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.
dfsfsdf